Em entrevista ao The Wall Street Journal, executivos da Apple deram a sua declaração mais direta sobre a migração para o padrão USB Tipo-C imposta pela União Europeia (UE). Durante uma conferência do jornal, o vice-presidente sênior de marketing global da empresa, Greg Joswiak, disse que a nova lei da região deverá surtir efeito nos próximos iPhones.
"Obviamente, teremos que concordar [com a mudança]. Nós não temos escolha", disse Joswiak. O executivo também informou que a data da mudança deve ser considerada de acordo com o padrão da própria região. Além dele, Craig Federighi, vice-presidente de software da empresa, também participou do evento.
A decisão da UE foi revelada pelo Parlamento no início do mês e tem como data limite o final de 2024 para que todos os smartphones, tablets e câmeras vendidos na região utilizem como padrão o conector universal USB-C. A confirmação da aplicação da nova lei foi dada na última segunda-feira (24).
Até 2026, a lei se estenderá para notebooks, mas também abrange fones de ouvido, controles de videogame, teclados, mouses e outros dispositivos eletrônicos, por exemplo. Na ocasião, entretanto, os executivos da Apple não confirmaram se o iPhone adotará o padrão USB-C globalmente.
iPhone 15 com USB-C?
Com isso, é estimado que o próximo "iPhone 15" substitua o padrão proprietário Lightning pelo USB-C, adotado massivamente em dispositivos Android. Joswiak, entretanto, não pareceu satisfeito com a forma como os governos locais estão impondo a mudança.
iPhone 15 já deve trazer USB-C, mas Apple prepara futuro sem fio
Citando o uso de adaptadores, o executivo da Apple disse que o consumidor pode escolher "o cabo apropriado para o seu dispositivo". A decisão da UE tem como principal característica reduzir o lixo eletrônico causado pelos diferentes tipos de conectores. Para Joswiak, porém, a mudança no iPhone deverá ter o efeito contrário.
O padrão Lightning (de 8 pinos) foi lançado em 2012, no iPhone 5, logo após a empresa descartar um conector de 30 pinos também proprietário.
A mudança vem sendo considerada por legisladores dos Estados Unidos e Índia. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública, em junho, sobre a padronização de carregadores em celulares. Também propondo o uso do USB-C, o órgão nacional tem avaliado o tema como uma opção.