A Apple anunciou nesta segunda-feira (10), durante o evento anual WWDC 2024, o novo iOS 18. A nova versão do sistema operacional do iPhone traz uma série de novidades focadas em personalização, mas também melhorias gerais em aplicativos. A empresa também revelou o Apple Intelligence, o seu próprio sistema de inteligência artificial (IA).
Pela primeira vez, a Apple agora permite que usuários do iPhone possam posicionar os seus ícones em diferentes lugares da tela inicial. Esse é um recurso já pedido pelos usuários há anos e, segundo a Apple, vai trazer uma cara mais pessoal aos celulares. Também será possível ajustar o tamanho desses ícones nos celulares. Além dos apps, o iOS 18 permitirá posicionar os widgets em diferentes lugares.
Outra novidade do iOS 18 é a possibilidade de escolher quais serão os atalhos específicos que aparecem na tela de bloqueio. Atualmente, no iOS 17, temos apenas os atalhos de lanterna e câmera. Segundo a Apple, será possível acessar diferentes aplicativos, como o Snapchat, a partir dessa tela.
Com a nova versão do sistema, também será possível bloquear qualquer aplicativo utilizando o Face ID, Touch ID ou código de bloqueio. Além de apps, a ferramenta de privacidade será disponibilizada para recursos como a Busca, Notificações, sugestões da Siri, histórico de ligações e mais.
A Central de Controle também foi repaginada no iOS 18. Agora com ícones arredondados, o sistema operacional permitirá criar grupos de atalhos que aparecem na Central. Ao "puxá-la", os usuários verão diferentes páginas para acessar comandos de casa inteligente, reprodução de mídia e outros.
As empresas e desenvolvedores poderão criar atalhos para os seus aplicativos, que serão exibidos na Central de Controle, a partir de um novo kit de desenvolvimento da Apple.
O aplicativo Fotos recebeu um novo design com iOS 18, mas ele ainda é bastante parecido com a atual versão. Agora, ele deverá mostrar a tradicional grade de imagens e vídeos na parte superior da tela, com as pastas sendo exibidas na área inferior. Os usuários poderão visualizar os registros com novos filtros de datas (anos e meses específicos, por exemplo), mas também terão as "Coleções".
O iOS 18 também traz um novo aplicativo chamado Passwords, que é baseado no recurso Chaves. Trata-se de um gerenciador de senhas que usa o iCloud para sincronizar as informações. Nele, é possível gerenciar senhas gerais, passkeys, senhas de Wi-Fi e códigos de verificação. O app também deve alertar quando as suas senhas forem comprometidas ou fáceis de adivinhar.
O novo sistema Apple Intelligence promete tornar o iOS 18 mais inteligente. A IA da Apple é ligada ao sistema e terá recursos de texto (reescrever, revisar e resumir "em praticamente qualquer lugar do sistema), além de ferramentas como a criação de imagens (Image Playground) em estilos como animação, ilustração ou esboço. Ele também permitirá criar emojis do próprio teclado.
E aí, gostou das novidades?