Umas das ferramentas mais importantes para realização de reparos são os Manuais Técnicos. Eles apontam o caminho das pedras, e revelam a chave de cada problema.
O problema é que muitos “técnicos” não fazem a mínima idéia de como se estudar um manual. Uns por pouco conhecimento em eletrônica, outros por falta de raciocínio, e alguns por preguiça, ao verem inúmeros circuitos.
Aqui vão algumas dicas de interpretação, com o intuito de incentivar os usuários do fórum a descobrirem eles mesmo as soluções, passando a entender o funcionamento dos aparelhos e adquirindo conhecimento.
A maioria dos manuais níveis 1 e 2 da Nokia tem as 3 partes mais importantes de uma manual, que são: Foto em alta definição da placa, esquema da placa com nomenclatura dos componentes, e diagrama esquemático. Assim fica explícito a localização dos componentes na placa e o circuito a que pertencem.
Vamos usar o Manual Técnico Nokia 5200/5300 como exemplo.
Primeiro caso: Aparelho não reconhecido pela porta USB,e componente defeituoso.
Suponhamos que o atc está com problemas na Porta USB, e não é o conector. E que ao analisar a placa percebe-se que um componente está defeituoso, no caso esse.
Agora teremos que identificar qual o nome ou numeração desse componente. Como indica a imagem abaixo
Já sabemos o nome do componente, no caso Z2001, resta apenas saber a aplicação dele no circuito.
Para facilitar podemos utilizar o espaço de busca do leitor de PDF, como mostra a figura abaixo, e digitar o que procuramos, nesse caso, Z2001, para localizar o circuito.
Circuito localizado, basta estudá-lo, para chegarmos à solução do problema.
Conclusão:
O componente na verdade é uma bobina que está ligada ao pino 1 do conector USB, ao componente R2007 e ao GND. Já sabemos o tipo de componente, os valores (600 Ohm e 100Mhz) e as conexões. Agora basta substituí-lo para solução definitiva, ou em caso de falta de peça até mesmo fazer um Jumper e testar, já que se trata de um componente que tem como função principal conduzir. Espero ter ajudado bons estudos!