Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Dicas de como estudar um Manual Técnico Nokia

Umas das ferramentas mais importantes para realização de reparos são os Manuais Técnicos. Eles apontam o caminho das pedras, e revelam a chave de cada problema.

O problema é que muitos “técnicos” não fazem a mínima idéia de como se estudar um manual. Uns por pouco conhecimento em eletrônica, outros por falta de raciocínio, e alguns por preguiça, ao verem inúmeros circuitos.

Aqui vão algumas dicas de interpretação, com o intuito de incentivar os usuários do fórum a descobrirem eles mesmo as soluções, passando a entender o funcionamento dos aparelhos e adquirindo conhecimento.

A maioria dos manuais níveis 1 e 2 da Nokia tem as 3 partes mais importantes de uma manual, que são: Foto em alta definição da placa, esquema da placa com nomenclatura dos componentes, e diagrama esquemático. Assim fica explícito a localização dos componentes na placa e o circuito a que pertencem.

Vamos usar o Manual Técnico Nokia 5200/5300 como exemplo.

Primeiro caso: Aparelho não reconhecido pela porta USB,e componente defeituoso.

Suponhamos que o atc está com problemas na Porta USB, e não é o conector. E que ao analisar a placa percebe-se que um componente está defeituoso, no caso esse.

Posted Image

Agora teremos que identificar qual o nome ou numeração desse componente. Como indica a imagem abaixo

Posted Image

Já sabemos o nome do componente, no caso Z2001, resta apenas saber a aplicação dele no circuito.

Para facilitar podemos utilizar o espaço de busca do leitor de PDF, como mostra a figura abaixo, e digitar o que procuramos, nesse caso, Z2001, para localizar o circuito.

Posted Image

Circuito localizado, basta estudá-lo, para chegarmos à solução do problema.

Posted Image

Conclusão:

O componente na verdade é uma bobina que está ligada ao pino 1 do conector USB, ao componente R2007 e ao GND. Já sabemos o tipo de componente, os valores (600 Ohm e 100Mhz) e as conexões. Agora basta substituí-lo para solução definitiva, ou em caso de falta de peça até mesmo fazer um Jumper e testar, já que se trata de um componente que tem como função principal conduzir. Espero ter ajudado bons estudos!

Por: Felipe Pessoa

Postado
  • Autor

Outro exemplo: Nokia 5200 com problema no cartão de memória

O manual apresenta um índice onde mostra os circuitos exibidos e as páginas correspondentes.

No nosso caso, o circuito de memória é apresentado como na página 5.

Posted Image

Pronto, achamos o circuito.

Posted Image

Percebemos que existem dois C.I.’s centrais (N3200 e R3200), e componentes periféricos, entre eles capacitores, indutores e resistores.

Com o diagrama esquemático nos mostrando o nome de cada componente, basta localizá-los na placa.

Pra isso podemos utilizar mais uma vez a área de busca do PDF ou olhar no quadro abaixo, que fica ao lado do esquema da placa e revela qual coluna e qual linha está o componente.

Posted Image

Posted Image

Postado
  • Autor
  • Este é um post popular.

Ampliando a imagem, fica nítido o circuito.

Posted Image

Identificando os componentes

Posted Image

Conclusão:

Observando o esquema e seguindo o caminho da entrada do cartão de memória,

temos claramente a seqüência de componentes a serem testados, que são: R3200(C.I de baixo), L3200 e C3200(Indutor e capacitor à esquerda do C.I.) , N3200 (C.I. de cima), e por último os componentes de baixo e da direita.

Essas dicas são válidas para diversos outros modelos, e diversos outros defeitos.

Deixo bem claro, que eu apenas estou repassando as maneiras usadas por mim, e como eu disse no começo, o intuito maior é incentivar os usuários do fórum a buscarem eles mesmos as soluções.

Espero que ajude, e vamos todos tentar sempre sermos Técnicos de Software e de bancada, porque apenas os mais completos vão continuar.

Abraços e bom trabalho a todos!

• 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Boa noite pessoal. Caro amigo com certeza com o multímetro,a olho nu não se testa componentes,o máximo que podemos vê, é se falta algum componente na placa,isso para uma pessoa muito observadora e também depender do local e tamanho do componente. Grato,lllobao.

• 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

onde posso encontrar esse manual de placas

Basta pesquisar amigo em nosso fórum temos inúmeros esquemas elétricos.

Se quiseres um manual para Nokia basta pesquisar na sala Nokia, se precisar de um manual LG basta pesquisar na sala LG e assim por diante.

• 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
Postado

Muito boa postagem! deixa eu tirar uma dúvida...como faço pra identificar um componente defeituoso? dá pra ver a olho nu, ou tenho que testa-lo com multimetro?

Tem alguns que até dá pra ver, ex: capacitor inchado, transistores diodos e resistores torrados, mas isso não em celulares e cameras.

• 3 meses depois...
  • 6 meses depois...
Postado

Dicas de como estudar um Manual Técnico Nokia ...

Oi Felipe,seu post foi-me muito útil,obrigado...eu só não consigo vê as fotos,ah e será que vc poderia me arrumar o manual do nokia E71, é que eu sou nova aqui,muito obrigado!
Postado

Oi Felipe,seu post foi-me muito útil,obrigado...eu só não consigo vê as fotos,ah e será que vc poderia me arrumar o manual do nokia E71, é que eu sou nova aqui,muito obrigado!

Seja bem vinda, seria interessante você dar uma boa lida nestes tópicos:

Como ajudar, fazer amigos e estar bem no fórum!

Regras do Fórum Clan GSM

O manual você encontra aqui:

http://www.clangsm.com.br/vb/nokia/42-manuais-t%E9cnicos-nokia.html#post398

• 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.