z3r0w Postado Julho 23, 2021 Compartilhar Postado Julho 23, 2021 Boa tarde Galera. Peguei um aparelho bem estranho. Um LG K4 que não liga. Vou tentar detalhar ao maximo possivel o ocorrido, sintomas e processos que fiz. O aparelho chegou com o sintoma de Não Ligar. Coloquei pra carregar, e percebi que ele apresentava um consumo de 0.052a constante sem a bateria e 0.475a no carregador por aproximadamente 10 segundos, e então desarmava. Abri, coloquei na fonte de bancada. Consumo zerado (0.000a). Ao pressionar o Power, nada. Peguei o manual técnico, e tive que pular os cristais, porque não tinha como testar eles. O proximo passo era testar as tensões de saida da PMIC. Das tensões listados no manual, a unica que encontrei foi uma de 2.8v. Seguindo a orientação dele, o próximo passo seria trocar o PMIC. E foi o que fiz. Assim que troquei o PMIC o consumo no carregador passou a ser de 0.182a (oscilando) sem a bateria, e todas as tensões que pedia no esquema voltaram a estar presentes. Tentei ligar na fonte, e ao pressionar o power o consumo sobe a 0.152, 0.165, maximo de 0.192 e fica assim, até que eu solte o botão power, voltando a 0.000a. No carregador, o sintoma permanece o mesmo. 0.475a por alguns segundos e depois zera. Por desencargo, troquei também o CI de carga, mesmo problema. Ao conectar no PC, o aparelho não é reconhecido. Estou desconfiado de que poderia ser a CPU, mas gostaria de uma segunda, terceira, pode ser até umas 15 opniões adicionais kkkk Agradeço desde já. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
z3r0w Postado Julho 23, 2021 Autor Compartilhar Postado Julho 23, 2021 Aproveitando, antes que eu me esqueça. Não pude testar os cristais, mas mesmo assim troquei ele. E quanto a minha ideia de ser a CPU, esse seria o proximo/ultimo passo do manual técnico. Se esse for o caso, eu posso substituir apenas a CPU, ou preciso substituir a memória também, pegando obviamente, os componentes de um K4 sucata que tenho aqui? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kukuren Postado Julho 23, 2021 Compartilhar Postado Julho 23, 2021 Boa tarde. Li todo o procedimento que você fez e a única coisa que faltou foi verificar os componentes periféricos. LDOs, QFEs, PA de Rádio, WI-FI, Bluetooth, tudo isso deve ser verificado também. Quanto ao carregamento, este é interrompido justamente porquê o aparelho está falhando ao iniciar. Componentes que falham ao inicializar no aparelho podem comprometer linhas lógicas importantes como i2c, SPI que se estiverem travadas, acabam por parar todo o aparelho. Veja os outros circuitos, procure por CI s que estejam trincados ou quebrados, como exemplo tenho um A70 aqui que congelou porquê o FEMID trincou, aí nesse caso o CI basicamente deixa de responder e trava a linha lógica i2c e a linha de energia dele, o PMIC detecta isso e deixa de iniciar o aparelho para prevenir maiores danos. z3r0w reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
z3r0w Postado Julho 24, 2021 Autor Compartilhar Postado Julho 24, 2021 16 horas atrás, Kukuren disse: Boa tarde. Li todo o procedimento que você fez e a única coisa que faltou foi verificar os componentes periféricos. LDOs, QFEs, PA de Rádio, WI-FI, Bluetooth, tudo isso deve ser verificado também. Quanto ao carregamento, este é interrompido justamente porquê o aparelho está falhando ao iniciar. Componentes que falham ao inicializar no aparelho podem comprometer linhas lógicas importantes como i2c, SPI que se estiverem travadas, acabam por parar todo o aparelho. Veja os outros circuitos, procure por CI s que estejam trincados ou quebrados, como exemplo tenho um A70 aqui que congelou porquê o FEMID trincou, aí nesse caso o CI basicamente deixa de responder e trava a linha lógica i2c e a linha de energia dele, o PMIC detecta isso e deixa de iniciar o aparelho para prevenir maiores danos. Vou dar mais uma verificada. Tinha usado a camera termica pra verificar também, e só notei um aquecimento no PMIC novo, mas coisa pouca (creio eu), subiu de 16 graus pra 21, mas creio que isso deva ser normal devido a atividade dele, correto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
z3r0w Postado Julho 24, 2021 Autor Compartilhar Postado Julho 24, 2021 13 horas atrás, cleitonyankee disse: Se ao apertar power sobe consumo, e ao largar voltar a 0, defeito está no power manager Mesmo com todas as tensões de saida do PMIC presentes? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.