Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Postado

A imprença adora dizer que corre sérios riscos de liberdade de expressão. Mas quando uma "Marcha da Maconha" é proíbida de ir as ruas levantar uma questão importante, nada se fala. Afinal, qual o grande risco à sociedade em se discutir a legalização ou não das drogas?!

Já vi vários artigos sobre a falta completa de preparo da polícia militar de uma forma geral, mas especialmente em São Paulo.

Não pretendo, neste post, explorar a questão da legalização das drogas (se estiver curiosa(o) sobre minha opinião sugiro que mate um pouco dela lendo este post ) mas a simples questão da liberdade de pensamento ou manifestação. Sabe-se que a justiça estadual proibiu a simples realização da Marcha da Maconha, com aqueles argumentos que já conhecemos: apologia ao uso.

Vejamos um exemplo inexistente e obviamente irreal para fazer uma correlação e vermos se a situação se repete com outros temas: se um grupo de pessoas em favor do estupro fizessem uma manifestação na avenida paulista, seriam todos presos?

Ou então vamos a algo mais real, que tal uma manifestação nazista? Será que haveria algo parecido com o que houve nestas filmagens:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=fCfxshW2OME&feature=player_embedded

A resposta é óbvia e já comprovada,ninguém ficou ferido, apesar de 11 pessoas terem sido presas, porque já eram procuradas pela polícia ( segundo tal relado da polícia ). Ora, manifestar-se contra gays pode e manifestar-se em favor da liberação das drogas não pode?!

Nada justifica algo tão cruel quanto as imagens do vídeo mostram. A questão que se mostra urgente é: ainda que seja legal, é lícito que a justiça proíba uma manifestação pacífica?! O número de pessoas presas pelo uso de entorpecentes foi zero.

As imagens do vídeo mostram fotógrafos e cinegrafistas sendo agredidos pela polícia. São seres que sequer estavam se manifestando, apenas registravam o que ocorria. Apanharam, não reagiram. Não podem sequer serem acusados de resistência a prisão.

Ainda que eu considere a manifestação pouco politizada acho justo que se manifestem. A legalização das drogas é assunto defendido inclusive pelo partido do governador que organizou a pancadaria, como podem ver na machete e notícia:

Posted Image

Vamos mandar prender o ex-presidente por apologia ao uso de drogas também?! Qual a diferença entre FHC e os manifestantes que estiveram na avenida Paulista (além, é claro, da conta bancária )?

FHC e outros ex-presidentes defendem descriminalização das drogas

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende a descriminalização das drogas e a regulamentação da maconha no filme “Quebrando o tabu”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende a descriminalização das drogas e a regulamentação da maconha no filme “Quebrando o tabu”, que será lançado nessa semana no Brasil. O filme traz ainda os ex-presidentes do México, Ernesto Zedillo, da Colômbia, César Gaviria, e dos Estados Unidos, Jimmy Carter e Bill Clinton. Nos depoimentos, os cinco ex-presidentes reconhecem ter falhado nas políticas de combate aos entorpecentes.

Ao Fantástico Fernando Henrique Cardoso, que está prestes a completar 80 anos, afirma querer ‘colocar a mão neste vespeiro’ “As pessoas não têm coragem de quebrar o tabu e dizer: vamos discutir a questão”, afirmou. Perguntado sobre o motivo pelo qual não foi implementado em seu governo, Fernando Henrique Cardoso responde: “Primeiro porque eu não tinha a consciência que tenho hoje. Segundo que eu também achava que a repressão era o caminho”.

A pauta voltou a ter destaque entre as autoridades nacionais devido às manifestações realizadas em diversas cidades do país a respeito do tema. O evento de mais evidência foi a “Marcha da Maconha”, passeata que aconteceu em São Paulo no dia 21 de maio e que acabou em confusão e prisões. A Justiça havia proibido o ato devido à apologia ao uso de drogas, considerado crime, e a polícia combateu os manifestantes com bomba de efeito moral, balas de borracha e efetuou nove detenções.

No último sábado (28), uma nova marcha aconteceu, desta vez após acordo da organização com a polícia para que não fosse feita apologia às drogas. A Marcha da Liberdade reuniu 2 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

A constituição diz:

ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Dos direitos e garantias fundamentais

Inciso XVI

Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

Não sou jurista, tampouco advogado. Mas me parece que manifestar-se contra alguma lei é direito constitucional. Ainda que não seja, é um dever cívico manifestar-se contra as leis que não concordamos, afinal, somos nós quem definimos aquilo que é social ou não, certo?

Legalizar as drogas é coisa que podemos divergir, se for o caso. Mas incitar uma discussão sobre o assunto é coisa que ninguém diverge. Discutir, é crime?

Gostaria de saber se o Ministério Público tomará alguma atitude em relação ao tal caso.

Obs: Só lembrando que eu não estou fazendo em hipótese alguma apologia ao uso de drogas,só uma opinião sobre o tal caso,já que o Brasil tem tanta coisa errado,acho que cada um tem o direito de ir e vir,claro que com respeito responsabilidade,acho errado a forma que a manifestação foi realizada.É certo que precisa haver individualismo no Brasil, mas não vejo nosso país com estruturas para legalizar esta droga. Precisaria de fiscalização, segurança, educação melhor, mais civilidade entre a população para não acabar tendo uma "Macofobia" no Brasil e ocorrer atentados violentos. Um exemplo da falta de estrutura é o caso do Alcoól, muitas mortes no transito, agressões familiares, tudo porque não há fiscalização. Quando nosso país tiver estrutura tais legalizações são muito bem vindas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...