Carlos2510 Postado Setembro 5, 2012 Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 Bom .. primeiramente bom dia a todos... entao tenho essa duvida , porque ao tentar resolver alguns problemas.. vejo aqui posts da galera como '' Verifique se falta algum componente'' ... Esses componentes seria (resistores , Capacitores ? ) Bom, esses aparelhos geralmente tem muitos pontos onde só tem os 2 pinguinhos de soldas e nao componentes.. Se por acaso caiu um resistor e o aparelho ta com o problema... como eu vou identificar que caiu BEM UM RESISTOR ? e onde eu resoldaria sendo que tem varios pontos só com os pinguinhos? Esses dias tava com um problema com um alto falante... nao funcionava de jeito nenhum... ressoldei a placa.. limpei .. fiz e refiz... nao resolveu.. eu tinha uma outra placa desse aparelho verifiquei que faltava um resistor perto do alto falante.. ressoldei e funcionou .. porem só consegui ver a falta dele porque tinha outra placa e se eu nao tenho outra placa? como proceder ? bom nao sei se é esses componentes que o pessoal se refere.. se nao for.. me expliquem quais são... e se forem .. é uma otima duvida... flw.. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Humberto Real Postado Setembro 5, 2012 Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 Durante a fabricação de algumas placas, Carlos, a placa é estanhada (passa por um leve banho de solda) onde os espaços que receberão ou não componentes recebem soldas, mesmo assim. Isso é para garantir que o cobre exposto não oxide, e claro, para que os componentes "grudem" com a solda. Para identificar se lá, naquele ponto, existia ou não um componente, tem duas maneiras: uma é verificar se é um ponto de solda que é resultado desse banho, que estará limpo e liso com estanho, e o outro caso é que se a solda estiver quebrada, não estiver limpa ou o local tiver marcas, provavelmente, lá existia um componente. O melhor a fazer é verificar uma placa igual, da mesma revisão, e ver se realmente ali tem o componente. Placas de circuitos passam por centenas de revisões durante sua fabricação, algo sempre é retirado para diminuir custos ou por exemplo, um componente é criado que substitui outros, por isso, é sempre bom verificar com uma placa igual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sanmyo Postado Setembro 5, 2012 Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 Sim Carlos... São esses realmente os componentes a que todos nós nos referimos... Quando algum BGA, Processador, Memória(componentes grandes em geral), estão faltando na placa fica de fácil percepção. Mas como você falou, quando cai um Resistor, um Capacitor, um Indutor... fica mais dificil a visualização por conta da quantidade de pontos na placa onde não originalmente não existe nenhum componente... Nesses casos, eu utilizo primeiramente uma placa do mesmo modelo, ou uma imagem apenas, e saio fazendo as comparações... Em casos que isso não é possível, eu verifico então, com o manual de serviço do aparelho... verificando área por área... Em casos específicos de china phones e aparelhos que não possuo o manual, eu olho no microscópio, procurando pelos pontos de solda onde originalmente tinham algum componente, quando um componente cai, ou é arrancado, a trilha onde ele era soldado não fica igual as demais... Em alguns casos é possível perceber isso a olho nú, mas pelo costume eu sempre uso o Microscópio! Abraços e Boa Sorte... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos2510 Postado Setembro 5, 2012 Autor Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 E para saber se era um capacitor ou resistor por exemplo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sanmyo Postado Setembro 5, 2012 Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 E para saber se era um capacitor ou resistor por exemplo ? Olhando no manual de serviço do aparelho, ou testando o componente de outra placa... Lembrando que a maneira correta de testar o componente é fora da placa... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
titomegacell Postado Setembro 5, 2012 Compartilhar Postado Setembro 5, 2012 Verifique se ha algum componente oxidado ou queimado, pode ser que não esteja faltando o capacitor, mas ele pode estar queimado e vc tenha que trocar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.