Ir para conteúdo

CPI da Telefonia Celular entra na reta final em Sergipe


Posts Recomendados

Aracaju pode receber novas antenas das quatro empresas.
Instalação promete amenizar falhas constantes de sinal.

 

 CPI da Telefonia Celular instaurada na Assembleia Legislativa de Sergipe entra na reta final com perspectiva de avanço no desfecho. Em Aracaju, o sinal verde para a implantação de novas antenas das quatro empresas que operam no estado, promete amenizar a principal queixa dos usuários: as falhas constantes de sinal.

Há cerca de um ano, os deputados estaduais iniciaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para identificar qual a causa de tantas reclamações contra os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. A falha de sinal foi detectada como o pior problema. Para a estudante Marina Martins as falhas no sinal de operadoras se tornaram tão comuns quanto o uso do próprio celular.

 

 Os representantes das empresas informaram que a dificuldade para instalar antenas de celular nas áreas urbanas é o que impede a melhoria do serviço. Em Aracaju, há uma lei que impõe várias limitações para instalação dessas antenas. Segundo o relator da CPI, deputado Augusto Bezerra (DEM), a prefeitura sinaliza flexibilizar essas normas para a melhoria dos sinais inclusive com tecnologia de internet 4G.

“Vamos nos reunir com as quatro operadoras e a partir daí nós vamos dar o prazo de 60 dias para que o serviço fique pronto”, explica o deputado, Augusto Bezerra (PMDB).

Na capital, de acordo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as novas torres de telefonia vão poder funcionar de forma experimental pelo prazo de até seis meses em uma área do bairro Farolândia, na Coroa do Meio ou na Zona de Expansão. Após esse prazo, a permanência do serviço vai depender da alteração da Lei Orgânica pela Câmara de Vereadores de Aracaju.

A pior situação é em povoados do interior do estado. A Lei do Marco Inicial das Telecomunicações não obriga as operadoras a instalar antenas nessas áreas. Segundo o vice-presidente da CPI, o deputado Zezinho Guimarães (PMDB), a lei está desatualizada em relação à telefonia móvel.

“O Congresso Nacional tem que modificar para que as próprias operadoras possam chegar com mais presteza ao interior do Estado”, destaca o deputado Zezinho Guimarães (PMDB).

Quanto à chamada tecnologia 4G, se refere a um sistema que permite velocidades maiores que as atuais, tanto em voz quanto em dados. A vantagem sobre outros padrões é que ela pode ser atualizada.

 

 

Fonte:G1.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...