Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Olá amigos de profissão, estou nessa vida corrida e as vezes tediosa a 1 ano e pouco, gosto dessa profissão, as vezes nos da margem , mas muitas vezes acabamos no prejuízo. Mas é errando q se aprende, hoje os erros q cometi e q acabei no prejuízo, esse erro meu já não cometo mais. Aqui vai umas dicas anti prejuízo.

Antes de pegar um ATC pra troca de touch, verifique se é só o touch, me se estiver sem carga , apenas pra certificar q vai da o orçamento correto.

Jamais troque o slot do sim 1 do moto g sem retirar a câmera traseira. ou terá q pagar a câmera.

Sempre verifique antes de desmontar , principalmente os pockt da vida se não tem cartão de memória, forçou quebrou, terá q se virar com as fotos de casamento do cliente .

Qualquer modelo q for trocar o botao power, e a câmera for perto, retire, ou ela vai fica embaçada, trate de compra outra câmera.

Jamais feche o ATC sem secar o álcool, já foi 2 pockt assim, os dois estava OK, uma simples troca de botao, estava lindo, inventei de deixar limpinho igual original , queimou o pmci. 

Naquele tablet DL, multilaser........ Na qual for trocar o botao power e o conector da câmera for debaixo, isole o máximo com kepton.

Não pegue os modelos a290 da LG, é bomba pronta a estourar....aí mais funcionava quando estava comigo, agora quero outro. 

Fale sempre a vdd se a peça está com problema, ou está sem a peça, vira uma bola de neve.

Muitos modelos da LG o LCD é de açúcar , mas não é doce não, jamais retire o touch com um estilete.

A pressa é inimiga da perfeição, jamais diga para o cliente esperar na frente se for um serviço complicado, principalmente se VC tiver q colar com cola ou dupla face. Depois ele volta dizendo q ta descolando, mas a culpa nem vai ser sua, vai ser da pressa.

Sempre q pega um ATC retire o sim e cartão, e coloque um aviso dizendo q não responsabiliza por sim ou cartão esquecidos dentro do ATC.

Quando troca um conector de carga e o mic for do lado, isole ele com kepton e não coloque tanta pasta, ela pode entra no Buraquinho do mic e deixa baixo ou parar, e sempre teste após uma troca de conector, trouxe meu celular aqui e VC estragou, a pessoa de lá não me ouve.

Jamais mas jamais mesmo jogue calor nos CI com resina por baixo deles(principalmente LG), se escutar um estouro , pode já pode ir arrumando outra placa.

Se saber q não vai ter solução ou equipamentos apropriado nem pegue o ATC, só perda de tempo e de cliente, q vai levar em outra assistência e vai dar certo.

Seja sempre sincero, vai ganhar mais clientes. 

Tem muitas dicas ainda mas não lembro de todas, isso vai ajuda pra quem ta começando agora. Se tiver alguma ajude outros membros.

Postado

moito bom essas dicas sitados por nosso amigo a cima.

É mas uma dica que chega muito aqui pra mim.  o cliente alegando que fulano retirou minha (s) peça (s)  

nunca retire uma peça seja ela qual for do atc do cliente, a menos que vc tenha adquirido o atc do mesmo.

isso suja sua imagens e seu profissionalismo. 

Postado

muito práticas as dicas, uma que gostaria de compartilhar também pela experiência do erro, é sempre, sempre anotar na ordem de serviço todos os detalhes do aparelho deixado, principalmente se o cliente não trouxe com bateria, se está faltando a tampa da bateria ou coisas assim, porque depois logo ele dirá que tinha bateria e você perdeu, ou a tampa. Então apenas marcando na via do cliente quais itens estão faltando ou que ele deixou pode evitar muita dor de cabeça.

Postado

Já passei por muitos problemas que o amigo Rafael citou, aprendi com todos.

Hoje faço até mesmo checklist quando o aparelho entra só para se certificar.

Outra dica é avaliar bem o aparelho quando você souber que o mesmo passou por outra assistência antes de chegar na sua, podem ter feito alguma gambiarra e a bomba explodir na sua mão. 

Mais nosso ramo é assim mesmo, ganhar daqui e perder dali.

Postado

muito boas essas dicas do nosso amigo ,outra coisa que queria acrescentar é quando entra um aparelho que nao liga e o cliente diz que esta so descarregado,e esta com defeito no microfone ou outro defeito,nao caiam nessa! ja aconteceu isso comigo e tive que colocar outra placa, hoje em dia quando chega um atc assim ja digo logo ao cliente " ele nao liga e para mim este aparelho ta morto"

Postado
  • Este é um post popular.

A melhor maneira ao meu ver é ter um programa de controle de OS (ordem de serviço) para isso uso o Shoficina.
Com o programa instalado, configurado e uma boa conversa entre técnico e cliente evitará algumas dores de cabeça.

* Quando um aparelho chegar em sua assistência técnica, procure conversar com o cliente, arrancar informações, o máximo possível de como tal problema veio a ocorrer;
* Não dê orçamentos precipitados. Pegue o aparelho, avalie com calma, explique ao cliente;
* Ao abrir OS, seja o mais detalhista que puder, se tiver um sequer arranhão relate isso;
* Em sua OS deixe claro que não se responsabiliza por Chip, Cartão de memória, fotos, videos, etc.. Mas não adianta apenas está especificando na OS. Use a voz, converse, deixe claro;
* Se vê que seu tempo não compensa o valor do serviço. Devolva o aparelho, deixando claro se tem ou não conserto e o motivo que está devolvendo sem reparo;

Complementando ao que o Rafael Vasconcelos postou:
* no começo de fato parece um bicho de 7 cabeças, fica meio perdido mesmo e acabamos cometendo muitos erros e tendo prejuízo.
* se tem dúvida num determinado serviço, procure ajuda a outros técnicos, pergunte, pesquise, se informe... Estude
* quer treinar? Use sucatas

Erros acontecem, é normal. Somos seres humanos imperfeito, mas temos que sempre, sempre nos aperfeiçoar para chegar o mais próximo possível da "perfeição" seja lá qual for a área.
------------------------------------------- --------------------------------- --------------
Discordo ao que o companheiro Cleyton15 citou "quando entra um aparelho que nao liga, ja digo logo ao cliente. Ele nao liga e para mim este aparelho ta morto". Isso na minha opinião não faria de forma alguma. Por que? Pelo simples fato de não ter feito um orçamento detalhado, ao dizer a frase "o aparelho está morto" estou afirmando que não tem como reparar... Se o cliente for em outra assistência e lá conseguirem efetuar tal reparo, como ficará minha reputação? Meu ego, minha cara?

OBS: são apenas dicas, estou avaliando de acordo com o comentário feito.

Postado

Acho que no comentario do Clayton15 ele se expressou mal, creio que o que aconteceu com ele e o mesmo que acontece com todos nos. O cliente chega falando que o atc nao esta funcionando o microfone, mais na verdade ele nao esta e ligando, no final se voce nao testar na entrada, depois o cliente vai falar que voce que danificou. No final vai ter que pagar por uma coisa que não fez. E como postado pelo o amigo acima, um bom programa vai lhe ajudar bastante, lhe livrar de varias dores de cabeça.

• 1 mês depois...
Postado

excelentes dicas , estou fascinado com o forum, como sou novato na área, estou sugando o maximo de informações, confesso que tenho pegado apenas pequenos serviços com medo de prejuizos grandes. Estou com uma dúvida se alguem puder sanar, os conectores de carga por ex. sansung, são todos mesmo padrão? ou eles tem diferenças e quais essas diferenças, físicas de carga ou algo do tipo, não aprendi isso no curso, estou com umas sucatas e quero treinar a substituição.

Postado

Amigo nem todos são iguais não,mas tem conetores de carga que podem sim se colocado em outro aparelho.

Ex:conetor do s6102 pode ser usado nos seguintes aparelhos, S5301 / S5367

Já o conetor de carga do S5 só vai servi para ele não vai da em outro aparelho.

amigo, obrigado pela resposta....

e como eu saberei qual conector da pra qual celular, apenas pelo fisico do conector ou tem alguma medição específica feita no multimetro?

Postado

Falando em Prejuízo, principalmente em meio essa crise que passamos, gostaria de saber como que os amigos lidam com a questão de aparelhos que os clientes não vem mais buscar.

eu tenho muitos aqui, alguns desde que abri a assistência, já liguei, mandei mensagem fiz um tipo de promoção dando um bom desconto para quem viesse buscar até determinada data; Mas mesmo assim muitos não vem atrás.

gostaria de trocar experiência nesse sentido que sabemos que gera muito prejuízo entre tempo, mão de obra e peça.

lembrando que pelo código de defesa do consumidor a gente não pode vender o aparelho do cliente que não vem buscar.

• 2 semanas depois...
Postado

Falando em Prejuízo, principalmente em meio essa crise que passamos, gostaria de saber como que os amigos lidam com a questão de aparelhos que os clientes não vem mais buscar.

eu tenho muitos aqui, alguns desde que abri a assistência, já liguei, mandei mensagem fiz um tipo de promoção dando um bom desconto para quem viesse buscar até determinada data; Mas mesmo assim muitos não vem atrás.

gostaria de trocar experiência nesse sentido que sabemos que gera muito prejuízo entre tempo, mão de obra e peça.

lembrando que pelo código de defesa do consumidor a gente não pode vender o aparelho do cliente que não vem buscar.

Aqui em minha cidade aparelho que nao busca entre 2 meses vao para a venda

Postado

dicas para todos aparelhos com touch quebrado por queda !

cliente chega e fala que so quebrou o vidro e ta tudo funcionando logo vc ver o touch parou cobra o valor do touch mais ai que pode tar o problema o cliente disse que ta tudo funcionando como vc vai sabe sendo o que o touch nao funciona para fazer os testes seguinte pois nao tem como fazer ligacao etc entao eu falo o aparelho levou queda pode deficar outros componentes entao nao diga que ta tudo funcionando apenas irei troca o touch e vou te repasa o aparelho se tive outro problema nao sou responsavel !

Postado

Pois é sei que muitas pessoas fazem isso, mas pelo código de defesa do consumidor isso não é correto, se o cliente quiser a gente pode se incomodar por isso, então estava pensando em outras alternativas, como ligar, mandar mensagem fazer algum tipo de promoção pra quem vir buscar coisas assim

Postado

Pois é sei que muitas pessoas fazem isso, mas pelo código de defesa do consumidor isso não é correto, se o cliente quiser a gente pode se incomodar por isso, então estava pensando em outras alternativas, como ligar, mandar mensagem fazer algum tipo de promoção pra quem vir buscar coisas assim

Entao tou com 1 notebook, aqui que faz 3 meses, era so limpeza interna 30,00 Ligo para a pessoa nao vem busca e olha que é somente 30,00 

Postado

isso acontece muito aqui também, e é um grande problema, porque além do serviço e dinheiro tem a questão da gente ficar responsável pelo aparelho, como já aconteceu comigo entraram na minha assistência e além de levarem as mercadorias e acessórios levaram um tablet e dois iphones, tive além de todo o prejuízo tive que ressarcir os clientes, mas ainda fiquei contente que só levaram 3 estava com as gavetas cheias.

mas isso que acho ruim por que além de tudo ficamos responsáveis pelo aparelho deles que não vem buscar

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Vivendo e aprendendo, aqui vai mais algumas dicas...

Quando for retirar um display q for colado na placa, tipo d1 jamais use estilete pra ir cortando a cola, uma hora ou outra pega no flex do LCD e adeus LCD.

Quando pega esses atc antigo q for troca de flex, nem pegue se souber q não vai encontra o flex original, pois não adianta, um flex pararelo não dura mais de um mês, e como dar a garantia ?

Todos modelos q for trocar o vidro, diz o risco de quebra de display para o cliente, principalmente esses novos modelo da Samsung, de um orçamento moderado , e vá com calma q a maioria sai com jeitinho.

As peças q estão vindo hoje dia de moto g está de qualidade duvidosa e muitos estão dando problema no touch, tenho um fornecedor q está vendendo o original de retirada, com película original nunca usado, preço mais elevado mas é colocar e certeza de ser 100%.

Jamais resetar o atc de alguém sem prévio aviso, pois se não vai ter q se virar pra recuperar as fotos do batizado do netinho.

Olhe bem as baterias q vem nos atc, melhor ate cola uma etiqueta, pois alguns clientes fazem marca nelas , e quando VC entrega vai ouvir reclamação q VC trocou a bateria dele , e vai perde cliente.

Conector de tablet é um caso, quando trocar avise ao cliente pra não deixar o filho artero dele coloca pra carrega, pois mesmo soldando perfeitamente quebra, pois até a solda original quebrou, imagine o moleque na ancia de joga clash of clans, vai coloca de qualquer jeito o carregador :)

Aquele motorola w375 quando trocar a campainha não desespere se ele ligar e não funcionar as teclas, ou fechar e abrir o flip e ele apagar, isso é devido ao auto falante ter mais magnetismo q o original, e interfere no funcionamento do sensor do flip.

Cabo de iphone só venda original ou de qualidade aaa. Pois tem uns q já da incompatibilidade ou cabo se rompe, e vai ter q fica trocando o cabo toda vez.

Vidro do moto x2 pra trocar é complicado, pior será se VC deixar a cola espessa , vai ter q refazer o serviço, pois além de não colar na carcaça, vai forçar tanto q se colar com uma cola forte os cantos ele pode o vidro, e ter q fazer tudo de novo, já aconteceu comigo, esse o orçamento tem q ser moderado e avisar o cliente do risco.

Cola UV, estava com uma q só deu prejuízo, pelo seguinte fato, mesmo deixando secando por horas, dias , entregava pro cliente , 5 dias depois voltava, co o vidro aparecendo q está descolando e fica horrível, principalmente nos s4 e s3 q as vezes o vidro fica forçado pra cima, agora arrumei uma q em 1 minuto já ta seco e duro como aço kk, nunca mais terei problema , duro só será a segunda troca do vidro, pois acho q não será viável pois a cola fica muito rígida. A cola q estava usando é daqueles tubo laranja, e o teor dela era 1000n, a que eu usava antes era boa, e era 2500n, essa fica tão boa quanto essa q to usando hoje, q é a magic UV.

Sempre seja honesto , uma pessoa me trouxe um atc de outra assistência pra troca do botao power , como é de flex no caso o e455, porém além do flex o botao não existia e a carcaça detonada, não tinha jeito de colocar outro botao sem trocar a carcaça, então essa pessoa volto e dizse pra ela q não tem jeito de troca só o flex pois teria q trocar a carcaça e o flex, ele levou, nem abri o atc, ele disse q o cliente ligava com uma faquinha, nem tentei ligar, só coloquei pra carregar e deu imagem certinho, falei só troca o isso mesmo, ele levo o atc , uma semana depois essa pessoa me traz esse aparelho e diz q a pessoa diz q estragou o celualr pois o touch não tava funcionando, disse mas nem abri o atc, certeza q estava com problema, então o cliente foi tão zica q fez troca o touch de graça, e como iria saber se o touch fava pegando antes? Se só o cliente tem a gambiarra de ligar o atc? Óbvio q eu não paguei o touch, a pessoa q Me trouxe q comprou eu troquei. Mas tem muito cliente mal intencionado. Só querem sair na vantagem.

É isso pessoal e vamos q vamos, valorize seu serviço. 

Postado

Mais uma dica, faça como nas autorizadas, abriu o aparelho e viu uma "gambiarra" de outra assistencia? Fotos. Oxidação não relatada? Fotos. Peças faltando, placa quebrada/envergada,etc? Fotos. Depois mostre ao cliente.
Dias desses peguei um iPad pra trocar touch, não ligava, já estranhei que o touch estava praticamente solto, quando abri me assustei, parafuso não tinha NENHUM, antena WiFi rasgada, placa do WiFi (que nesse modelo vem numa placa pequena conectada na principal) faltando, placa do chip SIM desconectada, tirei foto de tudo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.